top of page

SIMPÓSIOS

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST 01 História, Memória e Fronteira

Coordenadores: Profº Dr. Deuzair Jose da Silva (UEG – Jussara)

                          Profº Mestrando Wilson de Sousa Gomes (PUC/GO)

 

Ementa: O simpósio reuni trabalhos que discutem os enfoques epistemológicos relacionados a representação, memória e fronteira. Discute os aspectos que implicam na construção das identidades a partir da fronteira geopolíticas, indígenas, culturais, locais e inter-regionais. Dessa forma, aborda as perspectivas historiográficas e históricas que refletem sobre o local, o global e o universal. Busca entender a historicidade dos sujeitos históricos em suas produções simbólicos, étnicas, locais, regionais e nacionais. O simpósio recebe trabalhos que estudam questões, regionais, nacionais e internacionais que lidam com os aportes teóricos- conceituais relacionados a história, memória e fronteira na construção das identidades.

 

ST 02 Cultura, identidades e linguagens

Coordenador: Prof. Ms. Felipe Flávio Fonseca Guimarães (UEG – Jussara)

 

Ementa: Este propõe a análise de estudos focados nas discussões acerca das vertentes que contemplam a cultura, a identidade e as linguagens na História. Dentro desta temática aceitamos trabalhos focados na discussão sobre artes, grupos sociais identitários, diversidades culturais e suas linguagens e representações.

 

ST 03 Ensino de História, didática e estágio supervisionado: debates e contribuições

Coordenadoras: Profª Ms. Ordália Cristina Gonçalves Araújo (UEG – Jussara)

                        Profª Ms. Roberta do Carmo Ribeiro (UEG – Jussara)

 

Ementa: Este simpósio temático visa debater questões relacionadas ao ensino de história na contemporaneidade abrangendo áreas do ensino, da didática e do estágio curricular supervisionado enquanto espaços de problematização das práticas educativas escolares e também de reflexão teórica e metodológica do campo historiográfico. Esta discussão é fundamental para a formação profissional do professor de História a partir das contribuições de pesquisas que tem se desenvolvido nesta área, sejam elas relacionadas à teoria da história e do ensino, ao uso de diferentes metodologias e linguagens em sala de aula e à influência da tecnologia da informação no ensino atual. Pensar as ações, os significados e as experiências de alunos e professores na prática educativa torna-se elementos importantes para questionar e redimensionar as relações entre teoria e prática.

 

ST 04 História da Educação e Políticas Educacionais: diálogos

Coordenadoras: Profª Dra. Fernanda Barros (UEG – Jussara)

                          Profª Ms. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG – Jussara)

 

Ementa: As pesquisas sobre História da Educação aumentaram em número e qualidade a partir dos anos de 1990, por motivos diversos, por exemplo, o aumento de grupos de pesquisa e de cursos de pós-graduação em História e em Educação. As pesquisas mais recentes têm buscado compreender as políticas públicas, trabalho e educação, instituições educacionais, formação de sistemas de ensino, cultura escolar, entre outros. Os novos estudos promoveram um mapeamento das fontes de interesse para a História da Educação, as quais vêm se tornando matrizes para dissertações e teses com estudos regionais e locais, permitindo uma compreensão mais abrangente e diversificada do espaço histórico-educacional brasileiro. Ao mesmo tempo, estes trabalhos têm desencadeado um diálogo com outras áreas do conhecimento histórico, na medida em que identificam e discutem a imbricação entre a educação e o trabalho e a cultura. Este simpósio apresenta-se como um facilitador do intercâmbio do conhecimento sobre temáticas histórico-educacionais.

 

ST 05 Representação, Imaginário e Identidade

Coordenador: Prof. Ms. Eduardo Soares de Oliveira

 

Ementa: O presente simpósio buscará dentre seus participantes exercitar um olhar crítico a partir de três eixos conceituais, a saber, o eixo dos estudos do imaginário (DURAND), o eixo dos estudos da representação (CHARTIER) e os estudos da identidade (CASTORIADIS). Estes três conceitos se combinam muito bem nas pesquisas das Ciências Humanas, especialmente na História. Logo esperamos contar com pesquisas, concluídas e/ou em andamento, que busquem em seu arcabouço teórico exercitar suas reflexões a partir de um ou mais destes conceitos.

Assim, juntos fomentaremos uma reflexão cada vez maior no tocante às pesquisas em História, especialmente no que diz respeito a estes ricos e complexos conceitos, explorado seus limites e possibilidades no trato com o fato e/ou documento histórico, esperando contribuir, mesmo que pouco, para o debate acadêmico e porque não dizer para a estimulação de pesquisas de acadêmicos, tanto discentes quanto docentes, que busquem explorar as várias nuances destes conceitos.

bottom of page